Uma franquia pode ser uma boa ideia de investimento, mas apesar de oferecer um modelo de negócio pronto, requer muito trabalho e planejamento de um empresário. Essas ações ajudarão na hora de alcançar o sucesso e manter a estabilidade da sua empresa. Porém, para se chegar lá é preciso saber fazer bem a gestão financeira, controle de estoque e o planejamento de vendas.
Para isso não é preciso ser nenhum especialista financeiro, mas ficar atento a alguns procedimentos e ter dedicação integral ao negócio é de grande importância ao administrar uma franquia. Não ficar atento aos detalhes pode tornar o caminho do empresário ainda mais difícil e fazer com que a estabilidade demore a chegar.
Separamos 4 dicas que irão te ajudar na hora de administrar a sua franquia. Confira!
1 – Fluxo de caixa
Toda empresa sempre terá os bons momentos, mas também terá que conviver com os períodos de baixa. Essa é uma rotina padrão para quem se aventura no mundo dos negócios. Por isso, sempre é recomendado que o franqueado tenha dinheiro em caixa para garantir o funcionamento da empresa, mesmo em tempos de crise ou quando acontecer um imprevisto. O recomendado é ter em seu caixa até três vezes o valor necessário para começar a franquia.
Para garantir que sempre tenha dinheiro em caixa é importante saber como fazer o controle financeiro. Tenha como regra não usar o dinheiro do seu caixa para pagar despesas pessoais, assim como não é aconselhável usar o lucro obtido para pagar contas — sejam suas ou da empresa. Lembre que o dinheiro da empresa é da empresa e é por isso que você tem as suas retiradas mensais, que funcionam como o seu salário. Além disso, o lucro deve ser usado para expandir os negócios ou modernizá-los enquanto as contas devem ser quitadas com o seu capital de giro.
2 – Tenha o franqueador como um aliado
Quem melhor conhecerá a sua franquia do que o próprio franqueador? Fique atento aos treinamentos e as dicas que ele possa te dar. Essas orientações irão te ajudar no início do seu negócio e servirão como um guia para a sua atuação. Aproveite para explorar ao máximo o contato com o franqueador e tire todas as suas dúvidas.
3 – Fique de olho no estoque
Nenhum empreendimento funciona sem o estoque adequado dos produtos. Saber como gerenciá-lo é de grande importância para o seu sucesso. Inicialmente, a franquia irá te dar um suporte nessa gestão, mas logo você deve saber e compreender o funcionamento: quando comprar, onde e como armazenar, entre outras coisas.
O controle não diz apenas sobre o armazenamento, mas também ao acompanhamento de saída dos produtos. Entender as características do seu público ajuda na hora de planejar as quantidades e o que deve ser comprado e com qual frequência.
4 – Faça gestão de pessoal
Os seus colaboradores são peças fundamentais do seu negócio. São eles que estão na linha de frente no atendimento aos clientes, além de acompanhar a saída dos seus produtos. Treine-os e capacite-os bem para exercer as suas funções e representar a empresa na rotina diária. Eles precisam saber cada detalhe dos processos de venda e sobre a sua empresa, até mesmo missão e valores.
Além disso, motive-os e crie uma boa relação. São eles que te auxiliam a entender o seu público e saber como atender as necessidades e desejos dos seus clientes.
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Abraços!