Em tempos de crise, na hora de realizar qualquer tipo de investimento, empreendedores buscam alternativas que possibilitem chances menores de erros. Existe a concepção de que franquias são uma ótima oportunidade de negócio e que possuem retorno garantido — geralmente, quem deseja abrir um negócio, mas ainda não possui experiência significativa, têm apostado nelas. No entanto, é preciso estar atento para não se enganar com falsas informações sobre a abertura de franquias!
No artigo de hoje, listamos 4 mitos e verdades sobre a abertura de franquias, para orientá-lo se essa é uma opção viável e indicada para o seu caso. Confira!
1 – Franquia é um negócio de baixo risco
Pode-se dizer que as franquias têm um risco menor que a abertura de um negócio próprio, porém isso não significa necessariamente que as franquias são negócios de baixo risco. Pelo fato do empreendedor receber todo o aporte e a licença de uma marca, isso torna a organização da empresa, sem dúvida, mais fácil do que uma marca recém-criada.
Existe uma série de fatores que podem provocar a falência de uma franquia, como a obsolescência da marca, o tempo de existência tanto da marca quanto da atuação no ramo de franquias, não ter pesquisado a demanda para a sua região e até mesmo a quantidade de franqueados já existentes.
2 – Uma marca consolidada é garantia de sucesso
O erro nessa afirmação consiste na garantia do sucesso. Nenhuma franquia será garantia de sucesso, pois dependerá tanto de questões próprias da franquia, como também a dedicação e trabalho da pessoa optante pela franquia.
Uma marca já consolidada no mercado consegue sim dar um aporte inicial ao franqueador muito maior que um empreendimento recém criado. Como estão no mercado há mais tempo, já possuem um cliente específico, possuem um know-how mais abrangente, estão mais adaptáveis às mudanças.
3 – Gerenciar uma franquia é menos trabalhoso
Fazer a gestão de uma franquia pode ser, em alguns casos, menos trabalhoso do que abrir um negócio próprio. Em um negócio próprio cabe apenas a você tomar todas as decisões e lidar com elas quando não forem acertadas. No caso de uma franquia, existe uma gama de pessoas especializadas para poder te auxiliar a tomar uma decisão ou simplesmente lhe dizer como determinado processo deve ser feito. Cabe ao gestor da franquia lidar com todas as questões burocráticas e prestações de serviços, assim como qualquer gestor de um empreendimento comum.
4 – O poder de decisão de um franqueado é menor
O poder de decisão de um franqueado em relação a um empreendedor de marca própria realmente é reduzido. A franquia estabelece algumas normas em relação a todo processo e que são acordadas no momento da assinatura do contrato. Essas normas variam de franquia para franquia e podem englobar das coisas mais complexas até as mais simples para o funcionamento da empresa. Isso não significa que o franqueado não pode opinar nos processos e tomar algumas decisões, mas tudo o que for solicitado e decidido passará pelo crivo de mais pessoas dentro da franquia.
Assim como toda abertura de negócio, a abertura de uma franquia é um processo que envolve dedicação do empreendedor para se consolidar e ganhar espaço em um mercado cada vez mais competitivo. Um franqueado não deve se escorar na marca de uma franquia e torcer pela sorte — ele deve aproveitar ao máximo esse aporte dado para conseguir se estabilizar no ramo e maximizar seu lucro.
Tem alguma dúvida sobre abertura de franquias que não esclarecemos nesse post? Compartilhe com a gente!