Qualidade do produto, marca, serviço ou atendimento: são vários os motivos que podem levar uma franquia de sucesso a virar referência no mercado. Para garantir as vendas, no entanto, é preciso ir além! As expectativas dos clientes precisam ser superadas para que o negócio realmente deslanche.
Existem alguns pontos que todo consumidor repara quando vai às compras. Seja uma franquia especializada em vestuário ou comida rápida, quando o franqueado conhece esses aspectos, fica mais fácil se preparar para corresponder às expectativas dos clientes.
Por outro lado, sem alinhamento entre o consumidor e a empresa, propor inovações, buscar o aprimoramento dos processos e capacitar a equipe de funcionários torna-se uma missão impossível. Para te ajudar nessa tarefa, reunimos aqui 5 elementos que um cliente espera de uma franquia de sucesso. Leia e coloque-as em prática já!
Respeito ao consumidor
As boas maneiras devem fazer parte do manual de boas práticas dos funcionários de qualquer estabelecimento. Para uma franquia de sucesso, essa exigência é ainda mais importante.
O contato entre a marca e o cliente sempre é realizado por um vendedor ou atendente. Ele espera ser respeitado e a falta de respeito pode resultar em perdas de vendas e prejudicar a imagem da franquia.
Atendimento padronizado
Padrão é essencial para que uma franquia possa crescer. Em uma marca de sucesso, o atendimento padronizado precisa ser ainda mais evidente. Independente da região ou estado, a loja precisa manter o nível de excelência no atendimento para todos os clientes.
Agilidade para responder dúvidas e reclamações
Deixar clientes sem resposta não condiz com a postura de uma franquia de sucesso. Por isso, o cliente espera que a empresa seja ágil para resolver eventuais dúvidas que acontecerem durante o processo de uma venda.
É preciso, também, que a equipe tenha capacidade para resolver problemas e lidar com reclamações dos clientes de maneira rápida.
Qualidade dos produtos ou serviços
É esperado que uma franquia de sucesso tenha produtos e serviços de alta qualidade. Os clientes têm expectativa alta quando a fama da empresa começou por conta de uma mercadoria ou porque o atendimento sempre foi muito bom.
Para alcançar esse tipo de resultado, os processos precisam ser bem definidos, os fornecedores precisam ser escolhidos a dedos e é necessário investir em capacitação para os funcionários. Caso contrário, manter a qualidade não só será difícil como pode prejudicar as finanças do negócio.
Credibilidade e consistência
Vestir a camisa de uma franquia tem várias responsabilidades. Afinal, a credibilidade de qualquer empresa é construída aos poucos e com a ajuda de todos da equipe.
Por isso, o cliente tem a expectativa de ver um alinhamento entre discurso e prática. Todos são responsáveis pelas informações que são passadas para o consumidor e este espera que elas sejam reais e consistentes.
Entendeu a importância de corresponder às expectativas do cliente em uma franquia de sucesso? Restou alguma dúvida sobre o assunto ou quer compartilhar suas experiências? Conte nos comentários abaixo!