Atraídos pela oportunidade de trabalhar com um modelo de negócio pronto, diversos empreendedores vêm apostando nas franquias como uma forma de obter renda e lucrar no mercado. Entre as principais vantagens relacionadas a esse tipo de investimento estão a garantia de uma clientela fiel e também a possibilidade de dividir os custos de instalação, equipamentos e publicidade com outros franqueados da rede. Mesmo com tantos pontos a favor, saiba que essa decisão deve ser tomada com muita cautela para evitar problemas com fraudes e prejuízos.
Para ajudá-lo nessa missão, listamos a seguir alguns itens importantes que você precisa analisar antes de abrir uma franquia. Confira!
Adequar a franquia ao próprio perfil
Se você já pensa na possibilidade de abrir uma franquia, é porque possui um espírito empreendedor e determinado em alcançar objetivos. Ainda assim, vale destacar que nem todos os modelos de negócio podem ser interessantes para o seu perfil. Nesse sentido, reflita sobre as possibilidades e escolha uma franquia de uma marca com a qual você realmente se identifique e tenha interesse em trabalhar.
Hoje, muitos empreendedores cometem o erro de buscar somente os modelos mais lucrativos ou que estão em alta no mercado. Nessa atitude, criam expectativas demasiadamente animadoras em cima de um negócio que talvez represente uma moda passageira.
Voltando à definição do modelo ideal, algo que ajuda muito é escolher uma franquia que demande tarefas/experiências nas quais você já apresente algum domínio.
Levantar o orçamento disponível para abrir uma franquia
Escolhido o modelo de franquia, certifique-se de que você possui recursos suficientes para arcar com o investimento. Além de custos com a estrutura inicial e materiais, o orçamento deverá dar conta de cobrir as despesas com taxas de franquia, equipamentos e royalties. Um levantamento inicial é necessário tanto para fins de planejamento financeiro quanto para garantir o sucesso do negócio no futuro.
Saiba também que, no momento em que for negociar com a franqueadora, você provavelmente terá que comprovar – por meio de documentos – que possui o montante necessário para adquirir e gerir toda a unidade. Hoje, já é possível encontrar uma variedade de opções de linhas de crédito especiais para franquias, portanto, vale se informar com antecedência para escolher a melhor condição para o negócio.
Pesquisar sobre a franquia escolhida
Antes de concordar com todas as condições, pesquise sobre a credibilidade da empresa na internet. Hoje, é possível encontrar uma infinidade de informações, tanto da própria empresa quanto de antigos franqueados. Na Circular de Oferta de Franquia (COF), que representa um documento elaborado pelo franqueador, você tem acesso a inúmeros detalhes do negócio, especialmente relacionados à legislação, deveres e obrigações das partes envolvidas com o modelo de franquia.
Nunca deixe de ler toda a COF para comparar benefícios e saber se realmente é um investimento que vale a pena. Nesse documento, você também consegue observar o cadastro de franqueados e ex-franqueados, o que é uma ferramenta valiosa de pesquisa. O quanto antes, é indicado que você entre em contato com empreendedores que abandonaram o negócio para perguntar os principais motivos dessa escolha. Por último, investigue também a regularidade fiscal e tributária da empresa, por meio das certidões negativas federal, estadual e municipal.
Definir a operação da franquia
Escolhida a franquia, é hora de definir o tipo de operação que será necessária para o desenvolvimento dos negócios. Reflita sobre a possibilidade do modelo ser administrado por um gerente ou se precisará da sua presença a todo momento. Também faça um levantamento dos serviços necessários para manter o local sempre adequado e atraente aos clientes, como limpeza e reparos de manutenção preventiva. Detalhes como esses interferem totalmente nos custos das operações e devem ser levados em conta no planejamento do orçamento.
Em caso de dificuldade em alguma dessas etapas, é extremamente indicado que você procure ajuda de especialistas para evitar a tomada de decisões erradas. Lembre-se que, assim como o franqueador dedica cuidado para avaliar sua proposta de abrir uma franquia, você também deve prezar pelo próprio capital fazendo uma escolha com planejamento e muita reflexão.
E você, já pensou na possibilidade de abrir uma franquia? Deixe um comentário!