Já ouviu falar nas tais Franquias Home Based? Podem ser um bom negócio, dependendo do seu perfil. Trata-se de uma tendência crescente que começou nos EUA com pequenas franquias que podem ser abertas em casa. Elas ganharam força no mercado brasileiro, envolvendo agilidade e segurança, além de fazer as pessoas trabalharem em sua própria casa.
Essas microfranquias são alvo de verdades e mitos, que serão explicados neste post. De fato, elas são viáveis com um baixo investimento, poucos custos fixos e flexibilidade de trabalho. O empreendedor passa a trabalhar em casa com seus horários flexíveis, e atingem em geral a classe C, que busca um investimento com baixo custo e elasticidade.
Mitos e verdades sobre franquias Home Based
Dentre os mitos, devemos lembrar que as microfranquias Home Based não são um tipo de negócio informal. Apesar de ser atrativo, deve-se ter cuidado, pois o capital de giro inicial demanda um maior capital de giro, até que se tenha uma carteira de clientes sólida. Ademais, tais microfranquias têm um preço acessível, não passando de R$10 mil.
É necessário descobrir, por pesquisas e análise profunda do seu estilo de vida, se, realmente, tem o perfil para o negócio. Além disso, trabalhar em casa requer disciplina, evitando distrações domésticas em geral. Não deve-se considerar que o modelo pronto de franquia exclui da lista de tarefas atenção com a parte administrativa.
Dentre os aspectos positivos, destaca-se a flexibilidade do tempo de trabalho, não ter um chefe direto, não ter que ter de pisar em um escritório e nem ter gastos com transporte e alimentação fora. Já imaginou-se trabalhando de pijama? Contanto que estas “mordomias” não afetem o seu desempenho, a microfranquia é uma boa oportunidade para você.
Quais os custos de uma microfranquia?
O investimento inicial em uma franquia Home Based pode variar entre cerca de R$ 5.000 e R$ 50.000. De acordo com a Associação Brasileira de Franchinsing, é possível obter retorno sobre o investimento em um ano e meio a dois anos. O faturamento do franqueado varia entre 10% e 15% do total faturado.
Utilizar mecanismos de SEO em plataformas digitais pode garantir um bom retorno, com pouco esforço físico, haja vista que a internet é a base de boas investidas em marketing. Então, utilize a internet ao seu favor!
Para o franqueador, disponibilizar sua marca, algumas patentes, a noção de infraestrutura (que no caso é dentro de casa), know-how e direito de distribuição de serviços são fruto de uma relação que envolve confiança e trabalho em conjunto. Por isso o franqueador deve sempre acompanhar o trabalho do franqueado, e em conjunto elaborar modelos que possam melhorar o negócio.
Antes de escolher qual a microfranquia melhor para você, pesquise a fundo todas as opções. Afinal, mesmo trabalhando em casa e com flexibilidade de horário, ninguém quer se ver preso a um negócio que não tem nenhuma afinidade, certo?
Gostou das nossas dicas sobre franquias Home Based? Venha conversar conosco! Deixe seu comentário e nos conte suas dúvidas e opiniões sobre microfranquias!