Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Investimento total de uma franquia

O investimento total de um negócio prevê todos os valores que serão necessários para colocar um empreendimento em funcionamento.

Se tratando de franquias, o investimento total contempla o que será investido para a a implantação da empresa.

É importante o investidor em redes de franquias conhecer detalhadamente o investimento total para que tenha a certeza que dispõe do capital necessário.

Confira o que está previsto no investimento total:

*Taxa de franquia
Taxa de franquia é um valor estipulado pelo franqueador para que o franqueado possa aderir ao sistema, pago na assinatura do contrato de franquia. Esta taxa também remunera o franqueador pelos serviços inicialmente oferecidos ao franqueado. Alguns franqueadores cobram um percentual da taxa de franquia no momento da renovação do contrato.

*Aquisição de insumos/itens iniciais ou capital de instalação
É importante saber o que está sendo considerado como aquisição de insumos/itens iniciais e capital de instalação para que o investidor em franquias não se surpreenda quando já estiver em fase avançada na negociação da rede de franquia, descobrindo que não tem capital suficiente para iniciar o negócio.
Vale lembrar também que o ponto comercial normalmente não entra no cálculo do investimento apresentado pelas franquias, cabendo ao empreendedor incluí-lo em suas análises.
Essa fase engloba a compra dos mobiliários e equipamentos, além da reforma/adequação do imóvel.

*Capital de Giro
Ao analisar oportunidades em franquias é importante que o candidato questione o franqueador sobre quanto ele deverá dispor para a manutenção do capital de giro da empresa.
Esse montante é determinado pelo volume e pela política de vendas, que geram recursos imediatos e valores a receber, pelos níveis de estoque recomendados pela franqueadora, pela sazonalidade dos negócios, que exigem que se tenha caixa para atender às questões imediatas e por alterações em fatores econômicos externos, que possam se refletir na operação da franquia.
Em suma, capital de giro é um demonstrativo da quantidade de dinheiro em reserva que a empresa possui para investir em suas atividades operacionais.

*Despesas com treinamento
O know-how deve ser transmitido por meio de treinamentos e ser descrito em manuais para que o franqueado possa aplicá-lo no dia a dia do negócio.
Esse item incorpora os seguintes investimentos: deslocamento das pessoas envolvidas, translado, alimentação e hospedagem.

*Marketing de inauguração
Consiste na consultoria oferecida pela franqueadora ao franqueado e para as suas equipes antes (pré-operacional), durante e depois da inauguração, contemplando todas as estratégias de divulgação. Investimentos on-line (agência e impulsionamento) e offline (impressos e demais materiais do enxoval).

Outros valores podem ser adicionados, mas isso é individual de cada franqueadora.

A franqueadora deve apresentar ao investidor um plano de negócios com todos os itens acima, além de expor os dados na COF (Circular de Oferta de Franquia).

Sidney Kalaes

Professor Franquia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Professor Franquia por Sidney Kalaes

CONTATO

Copyright © Professor Franquia | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Audrey Bernardo