O investimento total de um negócio prevê todos os valores que serão necessários para colocar um empreendimento em funcionamento.
Se tratando de franquias, o investimento total contempla o que será investido para a a implantação da empresa.
É importante o investidor em redes de franquias conhecer detalhadamente o investimento total para que tenha a certeza que dispõe do capital necessário.
Confira o que está previsto no investimento total:
*Taxa de franquia
Taxa de franquia é um valor estipulado pelo franqueador para que o franqueado possa aderir ao sistema, pago na assinatura do contrato de franquia. Esta taxa também remunera o franqueador pelos serviços inicialmente oferecidos ao franqueado. Alguns franqueadores cobram um percentual da taxa de franquia no momento da renovação do contrato.
*Aquisição de insumos/itens iniciais ou capital de instalação
É importante saber o que está sendo considerado como aquisição de insumos/itens iniciais e capital de instalação para que o investidor em franquias não se surpreenda quando já estiver em fase avançada na negociação da rede de franquia, descobrindo que não tem capital suficiente para iniciar o negócio.
Vale lembrar também que o ponto comercial normalmente não entra no cálculo do investimento apresentado pelas franquias, cabendo ao empreendedor incluí-lo em suas análises.
Essa fase engloba a compra dos mobiliários e equipamentos, além da reforma/adequação do imóvel.
*Capital de Giro
Ao analisar oportunidades em franquias é importante que o candidato questione o franqueador sobre quanto ele deverá dispor para a manutenção do capital de giro da empresa.
Esse montante é determinado pelo volume e pela política de vendas, que geram recursos imediatos e valores a receber, pelos níveis de estoque recomendados pela franqueadora, pela sazonalidade dos negócios, que exigem que se tenha caixa para atender às questões imediatas e por alterações em fatores econômicos externos, que possam se refletir na operação da franquia.
Em suma, capital de giro é um demonstrativo da quantidade de dinheiro em reserva que a empresa possui para investir em suas atividades operacionais.
*Despesas com treinamento
O know-how deve ser transmitido por meio de treinamentos e ser descrito em manuais para que o franqueado possa aplicá-lo no dia a dia do negócio.
Esse item incorpora os seguintes investimentos: deslocamento das pessoas envolvidas, translado, alimentação e hospedagem.
*Marketing de inauguração
Consiste na consultoria oferecida pela franqueadora ao franqueado e para as suas equipes antes (pré-operacional), durante e depois da inauguração, contemplando todas as estratégias de divulgação. Investimentos on-line (agência e impulsionamento) e offline (impressos e demais materiais do enxoval).
Outros valores podem ser adicionados, mas isso é individual de cada franqueadora.
A franqueadora deve apresentar ao investidor um plano de negócios com todos os itens acima, além de expor os dados na COF (Circular de Oferta de Franquia).