Empreender é um desejo de muitos. Por isso, é grande o número de empresas que são criadas todos os dias, aumentando consideravelmente a concorrência. Para se destacar nesse cenário competitivo, é indispensável acompanhar as tendências de mercado, mas, principalmente, é preciso estar muito atento a seus clientes.
Uma estratégia importante, capaz de garantir sucesso às empresas, é investir em marketing de relacionamento. Para saber mais sobre o assunto, confira nosso post de hoje!
Estratégia simples e eficaz
Antigamente, a relação empresa-cliente era mais pessoal. As pessoas faziam compras nos mesmos lugares, tornavam-se amigos dos funcionários e, com isso, uma relação de confiança e proximidade era estabelecida.
Em algumas cidades do interior, essa lógica ainda impera e é um bom exemplo de marketing de relacionamento já que, nesses casos, o prestador de serviço conhece bem seu cliente e suas necessidades.
Mais que um bom atendimento
Alguns empreendedores podem acreditar que marketing de relacionamento está associado apenas ao bom atendimento. Mas, sejamos realistas: atender bem o cliente é um conceito antigo – afinal, a menos que não haja concorrência, ninguém tende a voltar a um estabelecimento onde fora mal atendido, certo?
Para além do bom atendimento, o marketing de relacionamento exige do empresário uma dedicação para conhecer bem o seu cliente, indo desde hábitos de consumo que o levaram a comprar o seu produto até a satisfação que ele teve pós-compra.
Pós-venda eficiente
A relação entre empresa e consumidor não deve acabar no caixa. Após a compra, o empresário que surpreende o cliente perguntando “você ficou satisfeito? ” ganhará a confiança do freguês. E, como sabemos, as pessoas preferem fazer negócios com aqueles em quem confiam, não é mesmo?
Redes sociais como poderosas aliadas
Vejamos um exemplo de uma boa estratégia de marketing de relacionamento. Uma pequena loja de tênis surpreende seu cliente com uma mensagem no WhatsApp avisando-o que, neste dia, eles estarão oferecendo doces e brincadeiras para crianças. Há alguns meses, o cliente havia comprado um tênis infantil nessa loja, logo, eles associaram essa compra a um possível interesse no evento promovido.
Agora, imagine um pai com seu filho, ainda sem nada programado para o final de semana. O convite da loja parece ser uma solução para um problema, não é mesmo? Enquanto as crianças brincam, os adultos se distraem conferindo os produtos.
Por outro lado, caso essa mesma loja envie convites todos os dias, ou use excessivamente o aplicativo para mandar promoções, ela será bloqueada. Entendeu o limite entre uma ação inteligente e uma inconveniente?
Dicas para investir em marketing de relacionamento
- Mantenha o cadastro dos clientes atualizado;
- Monitore o que eles falam sobre sua empresa na internet;
- Esteja disposto a desfazer mal-entendidos;
- Invista em uma estratégia pós-venda;
- Em caso de falhas, assuma o erro e resolva: não perca a confiança do freguês;
- Envie para o cliente convites e ofertas que o interessem: ninguém gosta de SPAM;
- Crie um plano de fidelização, como descontos para novas compras, por exemplo.
Caso você tenha alguma dúvida sobre franquias e empreendimento, nos conte nos comentários. Sua dúvida pode ser o tema do próximo post!