Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Passo a passo: tenha uma franquia virtual de sucesso!

Você gosta de tecnologia ou tem poucos recursos para criar uma franquia? Para leigos no assunto, franquia virtual é um modelo de negócio (pela internet) que gera possibilidade de ser adquirido utilizando o franchising. Para quem já possui uma franquia, seria interessante investir em Inbound Marketing e ferramentas de SEO para fortalecer seu marketing e se tornar conhecida no mercado.

Franquias virtuais não abrangem somente lojas virtuais (e-commerce), mas também prestadoras de serviço de todos os tipos.

Ainda há duvidas sobre as tais franquias virtuais?

Algumas dicas para a criação de uma franquia virtual

  1. Em caso de baixo investimento: é possível encontrar microfranquias com investimento inicial a partir de R$ 800.
  2. Em caso de alto investimento: franquias consolidadas podem custar até R$ 50 mil.
  3. Ponto comercial: tudo o que você precisa é de um computador ligado à internet, dispensando funcionários e gastos com escritório.
  4. Setor em ascensão: de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as estimativas de número de redes são de crescimento de 25-30% até 2017.
  5. Flexibilidade: o franqueado poderá trabalhar onde quiser e quando quiser, respeitando os prazos.
  6. Qual é o faturamento médio mensal líquido do franqueado? Segundo a ABF, varia entre 10-15% sobre o faturamento.
  7. Qual é o tempo de treinamento do franqueado? O tempo mínimo de treinamento é de 30 dias.

Investimento

Um fato que atrai muitos à franquia é que, mesmo com as taxas, o investimento é menor que em uma franquia convencional. Em geral, o investimento em franquias virtuais gira em torno de R$ 4 mil, e o retorno é praticamente certo.

A era do “mundo virtual” facilita o trabalho de muitos empreendedores, que podem contar com ferramentas analíticas e estatísticas para saber onde inovar, melhorar ou como mudar, para conseguir um faturamento melhor. O mesmo acontece com as franquias virtuais, que se utilizam de banco de dados de clientes e processos, podendo assim facilitar futuros investimentos em seus pontos observados como “fracos”.

Passo a passo para escolher uma franquia virtual

  1. Saiba se você tem o perfil do negócio a ser tratado e procure empresas com o seu perfil.
  2. Se for abrir o seu próprio negócio, busque serviços de criação e hospedagem de sites, mas lembre-se de que criar uma franquia do zero é mais caro.
  3. Analise atentamente a proposta da franqueadora e os detalhes sobre transferência de know how. São interessantes as franqueadoras que disponibilizam cursos preparatórios.
  4. Pesquise sobre a empresa, sua reputação, comentários de clientes e se há certificações e boa qualificação no setor.
  5. Saiba que os riscos de franquias virtuais são praticamente os riscos de qualquer franquia. Portanto, esteja atento ao mercado do setor de sua franquia escolhida.
  6. Garanta um tempo mínimo diário para acessar sua plataforma on-line e garantir que tudo está em ordem e dentro dos prazos.
  7. Após entrar na empresa com o seu perfil, peça ajuda dos mais experientes e não tenha medo de perguntar.

Não é nenhum desafio entrar em uma franquia virtual, é na verdade uma boa oportunidade de empreendimento com um retorno considerável. Gostou de saber mais sobre franquias virtuais? Então compartilhe o nosso post.

Sidney Kalaes

Professor Franquia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Copyright © Professor Franquia | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Audrey Bernardo