Você gosta de tecnologia ou tem poucos recursos para criar uma franquia? Para leigos no assunto, franquia virtual é um modelo de negócio (pela internet) que gera possibilidade de ser adquirido utilizando o franchising. Para quem já possui uma franquia, seria interessante investir em Inbound Marketing e ferramentas de SEO para fortalecer seu marketing e se tornar conhecida no mercado.
Franquias virtuais não abrangem somente lojas virtuais (e-commerce), mas também prestadoras de serviço de todos os tipos.
Ainda há duvidas sobre as tais franquias virtuais?
Algumas dicas para a criação de uma franquia virtual
- Em caso de baixo investimento: é possível encontrar microfranquias com investimento inicial a partir de R$ 800.
- Em caso de alto investimento: franquias consolidadas podem custar até R$ 50 mil.
- Ponto comercial: tudo o que você precisa é de um computador ligado à internet, dispensando funcionários e gastos com escritório.
- Setor em ascensão: de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as estimativas de número de redes são de crescimento de 25-30% até 2017.
- Flexibilidade: o franqueado poderá trabalhar onde quiser e quando quiser, respeitando os prazos.
- Qual é o faturamento médio mensal líquido do franqueado? Segundo a ABF, varia entre 10-15% sobre o faturamento.
- Qual é o tempo de treinamento do franqueado? O tempo mínimo de treinamento é de 30 dias.
Investimento
Um fato que atrai muitos à franquia é que, mesmo com as taxas, o investimento é menor que em uma franquia convencional. Em geral, o investimento em franquias virtuais gira em torno de R$ 4 mil, e o retorno é praticamente certo.
A era do “mundo virtual” facilita o trabalho de muitos empreendedores, que podem contar com ferramentas analíticas e estatísticas para saber onde inovar, melhorar ou como mudar, para conseguir um faturamento melhor. O mesmo acontece com as franquias virtuais, que se utilizam de banco de dados de clientes e processos, podendo assim facilitar futuros investimentos em seus pontos observados como “fracos”.
Passo a passo para escolher uma franquia virtual
- Saiba se você tem o perfil do negócio a ser tratado e procure empresas com o seu perfil.
- Se for abrir o seu próprio negócio, busque serviços de criação e hospedagem de sites, mas lembre-se de que criar uma franquia do zero é mais caro.
- Analise atentamente a proposta da franqueadora e os detalhes sobre transferência de know how. São interessantes as franqueadoras que disponibilizam cursos preparatórios.
- Pesquise sobre a empresa, sua reputação, comentários de clientes e se há certificações e boa qualificação no setor.
- Saiba que os riscos de franquias virtuais são praticamente os riscos de qualquer franquia. Portanto, esteja atento ao mercado do setor de sua franquia escolhida.
- Garanta um tempo mínimo diário para acessar sua plataforma on-line e garantir que tudo está em ordem e dentro dos prazos.
- Após entrar na empresa com o seu perfil, peça ajuda dos mais experientes e não tenha medo de perguntar.
Não é nenhum desafio entrar em uma franquia virtual, é na verdade uma boa oportunidade de empreendimento com um retorno considerável. Gostou de saber mais sobre franquias virtuais? Então compartilhe o nosso post.